[Versão: 2024 - abril]
[Build: 24.05.03003]
Seu banco de dados TARGIT InMemory pode ser hospedado na nuvem.
(obs: caso alguma imagem esteja corrompida, há disponibilizado em anexo o passo a passo)
Observação : você deve entrar em contato com seu gerente de conta TARGIT para a configuração inicial de um banco de dados InMemory na nuvem.
Depois que um banco de dados InMemory baseado em nuvem for alocado, ele poderá ser gerenciado por meio do Painel de Controle de Nuvem do TARGIT.
Painel de controle da nuvem - Propriedades do banco de dados InMemory
Para acessar o Painel de Controle da Nuvem, faça login através desta URL: https://targit.cloud e vá para a seção 'InMemory':
Na seção InMemory, você pode selecionar o banco de dados InMemory:
Isso exibirá as propriedades do banco de dados InMemory selecionado:
- Nome: Você pode alterar o nome do banco de dados InMemory como ele deve aparecer no Cloud Control Panel. Alterar o nome do banco de dados não terá impacto nas conexões existentes, nos dashboards existentes ou nos relatórios existentes feitos a partir deste banco de dados.
- Estado: Ativo ou Suspenso. Um banco de dados suspenso ficará indisponível para quaisquer conexões do TARGIT Server. Reative um banco de dados suspenso para torná-lo disponível para conexões e para usuários finais novamente.
- Modo: Automático ou Manual. No modo Automático, a revisão mais recente do banco de dados será o banco de dados Running. No modo Manual, você tem a opção de selecionar entre as cinco revisões mais recentes qual deve ser a revisão Running.
- Id: Este é o ID do banco de dados que é usado como um identificador único ao conectar-se a este banco de dados. Portanto, o nome do banco de dados pode ser alterado sem consequências, já que o ID é usado ao conectar-se ao banco de dados.
- Histórico de revisão : Padrão '5'. Este é o número de revisões que estão sendo mantidas na lista de revisões abaixo. Se você precisar de um número maior de revisões (por exemplo, no caso de uma alta frequência de atualização do banco de dados), entre em contato com seu gerente de conta TARGIT para aumentar esse número.
- URL de conexão: esta é a URL que você precisará ao criar uma conexão com o banco de dados InMemory baseado em nuvem a partir do TARGIT Management Client.
- Senha de conexão: Você precisará desta senha se quiser se conectar ao banco de dados InMemory baseado em nuvem, por exemplo, da ferramenta InMemory Query. Use o botão 'Copiar' para copiar/colar a senha do Painel de controle.
- Chave de upload: Você precisará da chave de upload para poder 'Publicar Banco de Dados na Nuvem' no seu projeto InMemory ETL. Use o botão 'Copiar' para copiar/colar a chave de upload do Painel de Controle.
- Excluir Banco de Dados: Use esta opção para excluir completamente o banco de dados. Uma vez excluído, você não poderá restaurá-lo. Se excluído involuntariamente, você precisará entrar em contato com seu Gerente de Conta TARGIT para obter um novo banco de dados InMemory baseado em Nuvem criado para você.
- Revisões:
- Número: Qualquer nova revisão (= novo upload do banco de dados) recebe um novo número incremental.
- Atual: O controle deslizante liga/desliga informa qual das revisões listadas é a ativa no momento. Se o seu Modo estiver definido como 'Automático', a revisão mais recente sempre será a revisão ativa. Se o seu Modo estiver definido como 'Manual', você poderá selecionar uma das outras revisões para se tornar a ativa no momento. Enquanto uma revisão tiver sido selecionada manualmente, ela permanecerá na lista de revisões - mesmo que 5 ou mais revisões tenham sido adicionadas à lista posteriormente.
- Estado: Idealmente, você deve ver 'Running' em apenas uma das revisões. Durante a troca de uma revisão para outra, você pode ver outros estados, como 'Starting' e 'Terminating', até que a nova revisão esteja 'Running'. A troca entre revisões é sem tempo de inatividade - os dados sempre podem ser acessados.
Conectando do cliente TARGIT Management ao Cloud InMemory Database
No seu cliente TARGIT Management, faça login na sua instalação TARGIT baseada na nuvem ([SeunomeDNS].targit.cloud):
Vá para a aba 'Conexões' para adicionar uma nova conexão Relational InMemory. Tudo o que você precisa fazer é selecionar a opção 'Servidor em nuvem' e então selecionar o banco de dados InMemory baseado em nuvem:
Nome de usuário, senha e string de conexão são preenchidos automaticamente:
Neste ponto, você estabeleceu a conexão com o banco de dados InMemory baseado em nuvem. O próximo passo pode ser definir um Data Model para este banco de dados. Veja este artigo: Data Model Editor, explicado
Publicação de dados do projeto InMemory ETL no Cloud InMemory Database
Nas propriedades do projeto InMemory ETL, você deve selecionar a opção 'Publish Database to Cloud'. Copie/cole a chave Upload do Cloud Control Panel:
Quando o projeto ETL é executado, manual ou automaticamente, ele fará upload do novo banco de dados para a Nuvem, onde ele se tornará uma nova revisão na lista Revisions. Se o Modo estiver definido como 'Automático', o ambiente da Nuvem definirá essa revisão como a revisão 'Atual'.
Conectando-se ao Cloud InMemory Database de outras ferramentas
Você pode se conectar ao banco de dados Cloud InMemory a partir de outras ferramentas, por exemplo, da TARGIT InMemory Query Tool ou do Visual Studio Code (com a extensão TARGIT instalada).
Para se conectar por meio dessas ferramentas, você precisará do URL de conexão e da senha de conexão do Painel de controle da nuvem.
Na ferramenta TARGIT InMemory Query, cole o URL de conexão na propriedade Nome do servidor e a Senha de conexão na propriedade Senha:
Use os mesmos princípios ao adicionar a conexão no Visual Studio Code:
Link para o artigo sobre a extensão do Visual Studio Code: Extensão do Visual Studio Code para TARGIT InMemory SQL
Observação: nessas ferramentas, o banco de dados sempre aparecerá apenas como ' banco de dados '.
Carregando o banco de dados InMemory via ferramenta de linha de comando
Se você tiver um arquivo de banco de dados InMemory local (*.targitdb) que deseja enviar para seu ambiente de nuvem, poderá fazer isso com a ferramenta de linha de comando InMemoryUpload.exe .
Baixe o arquivo .exe e coloque-o em uma pasta de onde você pretende executá-lo por meio de um prompt de comando: InMemoryUpload.exe
Sintaxe para executar InMemoryUpload.exe em um prompt de comando:
InMemoryUpload.exe [Nome do arquivo do banco de dados InMemory] [Chave de upload do painel de controle da nuvem]