Dúvida
Como usar a função Script do ToolBox do ETL?
Quais funções do ETL posso usar no meu projeto?
Ambiente
TARGIT Inmemory ETL Studio
Solução
Os dados de origem, conforme foram importados para o banco de dados InMemory, são os dados brutos e não modificados. Às vezes, esses dados precisam ser enriquecidos para fornecer informações significativas aos usuários finais.
No ETL Studio, você pode executar Scripts para realizar modificações em suas tabelas existentes, para criar novas tabelas, etc.
Neste exemplo adicionaremos uma coluna extra à tabela Cliente. A coluna adicionada deve simplesmente concatenar o conteúdo das colunas [Cidade] e [Código_Região] existentes.
Primeiro, renomeie o Script para algo que descreva o que ele fará. A seguir, abra a janela Consulta clicando no botão próximo à propriedade Consulta:
Isso abrirá o Editor de Consultas onde você poderá digitar seu script como no exemplo abaixo:
Depois de aplicar o script, você pode tentar executar o projeto:
Quando o projeto for executado com sucesso, você poderá verificar o resultado com a ferramenta TARGIT InMemory Query Tool:
É claro que essa nova coluna pode ser definida como uma nova dimensão ou como uma nova medida em seu Modelo de Dados, mas para vê-la, talvez seja necessário fechar e reabrir seu Editor de Modelo de Dados:
A coluna recém-adicionada agora está visível em seu modelo de dados e pode ser usada, por exemplo, para criar uma nova dimensão: