8 coisas que você mesmo pode fazer para melhorar o desempenho no TARGIT
O desempenho costuma ser bastante complexo de otimizar.
A lista do que pode potencialmente causar mau desempenho é longa e muitas vezes acontece que talvez seja uma combinação de coisas que causa problemas de desempenho.
No entanto, há coisas que você pode fazer, que pelo menos otimizam as partes que você controla como desenvolvedor TARGIT - vejamos 8 coisas que você pode fazer para melhorar o desempenho:
- Atualize para a versão mais recente do TARGIT
Entre todos os novos recursos, há sempre ajustes de desempenho em cada versão lançada pelo TARGIT.
Portanto, antes de mais nada, aconselhamos você a atualizar para a versão mais recente.
- Evite tabelas enormes com muitas dimensões "aninhadas" (atributos colocados no mesmo eixo)
Tente desafiar os usuários às vezes - e pergunte por que eles precisam de tudo em uma tabela - talvez eles realmente aceitassem dividir os dados em tabelas menores , o que seria muito melhor para o desempenho - mas também mais fácil de visualizar em muitos casos.
Às vezes, a grande tabela é necessária porque os dados devem ser exportados para o Excel em algum momento. Nesse caso, você pode criar uma versão alternativa do painel destinada apenas para fins de exportação.
Considere se os dados poderiam ser pré-renderizados, utilizando a nova funcionalidade, onde você pode agendar uma exportação para uma pasta TARGIT em formato PDF, Excel ou Imagem. É claro que isso só será uma opção se eles não precisarem filtrar dados
- Certifique-se de que os dados sejam filtrados o máximo possível antes de mostrar o painel.
No Portal TARGIT clássico, você mostra os dados em um nível agregado, onde eles podem ser filtrados, e então oferece gatilhos para um nível de dados mais detalhado
- Use os critérios necessários para evitar a criação de listas longas e detalhadas até que elas sejam filtradas e estejam prontas para uso.
Portanto, antes de mostrar uma longa lista de faturas ou algo semelhante - você deve exigir um filtro de data ou algum outro filtro adequado
- Limpe os objetos não utilizados
Quando você decide excluir um gráfico de barras, uma caixa de texto ou qualquer outra coisa do seu painel, ainda não acabou. Está em uma lista de objetos não utilizados, que você pode ver na lista de objetos no lado esquerdo do seu painel quando estiver no modo designer.
É um pouco como a lixeira do Windows. Se você expandir os objetos não utilizados, verá os 3 objetos (neste caso) que foram excluídos.
Agora você pode clicar com o botão direito em um deles e escolher Excluir tudo
- Trocar texto dinâmico com critérios
Se você criou caixas de texto para refletir critérios de tempo como exemplo - a caixa de texto pode ter a aparência abaixo quando você faz propriedades.
Isso irá gerar uma consulta - assim como um objeto de dados. E na verdade não é uma consulta pequena.
Seria melhor adicionar conteúdo dinâmico que apenas atendesse aos critérios do documento.
No diálogo de conteúdo dinâmico ficaria assim (observe que estamos na aba Critérios no lado esquerdo em vez da aba membros):
Nas propriedades da caixa de texto ficará assim:
E o resultado final ficará assim isto (quase exatamente como antes):
Isso deve ser feito sempre que você usar texto dinâmico para refletir critérios - o ganho de desempenho pode ser bastante significativo.
- Todas as caixas de texto que NÃO contêm conteúdo dinâmico devem ser substituídas por rótulos
(fita de design), que são caixas de texto "leves" que só podem conter texto estático .
Se você tiver caixas de texto para mostrar imagens estáticas, estas também devem ser substituídas por imagens (faixa de design)
- Use o Data Discovery para carregar dados de x-tabs pré-construídos em casos especiais
Se você construir um painel de alto nível com muitos KPIs que não se destinam à filtragem, mas apenas para mostrar os KPIs, normalmente você carrega muitos dados de tempo de execução apenas para mostrar esses números de alto nível. Talvez então você precise adicionar cálculos e agentes de visibilidade para ocultar todos os detalhes (que também serão executados em tempo de execução).
Para evitar toda essa carga de tempo de execução de enormes conjuntos de dados, você pode criar uma tabela cruzada com os números de um determinado KPI - salvá-lo em uma pasta que não seja destinada aos usuários finais e, em seguida, adicioná-lo como fonte de dados no Data Discovery com o tipo Análise TARGIT - crie um cubo no Data Discovery e use esse cubo para o KPI.
Primeiro você se conecta e depois pode navegar até o documento certo e o objeto certo:
Observe que esta fonte de dados será atualizada apenas uma vez por dia (você pode configurá-la de forma diferente, se desejar) - mas desta forma um conjunto de dados limitado que foi pré-buscado pode ser usado para seu KPI final.
Você só precisa fazer um cubo a partir desta fonte e estará pronto.
Related Articles
[Dica Rápida] Melhorar o desempenho do TARGIT. #1
Lembre-se de manter o TARGIT atualizado, sempre há ajuste de desempenho em todas as versões lançadas. Portanto, antes de mais nada, recomendamos que atualize para a versão mais recente! Você pode fazer isso sozinho ou solicitar via desk, e um ...
[Dica Rápida] Melhorar o desempenho do TARGIT. #2
Lembre-se de manter o TARGIT atualizado, sempre há ajuste de desempenho em todas as versões lançadas. Portanto, antes de mais nada, recomendamos que atualize para a versão mais recente! Você pode fazer isso sozinho ou solicitar via desk, e um ...
[Dica Rápida] Melhorar o desempenho do TARGIT. #3
Lembre-se de manter o TARGIT atualizado, sempre há ajuste de desempenho em todas as versões lançadas. Portanto, antes de mais nada, recomendamos que atualize para a versão mais recente! Você pode fazer isso sozinho ou solicitar via desk, e um ...
Como instalar Client TARGIT na máquina
Dúvida; Como faço para instalar o Client TARGIT? Ambiente; Targit BI – Essa base funciona para qualquer versão que esteja homologada Projeto Enterprise/MyBI/Lite Procedimento; Para instalar o client com base na versão do servidor que está instalado, ...
[Ferramenta]Usando o 'Slurp'
Essa é uma técnica que foi utilizada na Vitória Atacadista e na Comdip para potencializar o tempo de extração. Onde as tabelas de FATO_FATURAMENTO e FATO_PEDIDODEVENDA tomam a maior parte da extração consumindo mais memória RAM, *Lembrando que ...